Profissão Professor

Vale a pena pensar um pouquinho...


Na aula de hoje a professora Tanya nos disse uma coisa muito interessante:
" - Não basta informar, é preciso que se crie conceitos."


Resende, 14  de maio de 2011.


O que as escolas e nossos mestres estão formando?

O fato é que as coisas estão extremamente distorcidas! A educação que é de responsabilidade dos pais, deve ser traga de casa junto aos princípios e culturas adquiridos, está sendo transferida à escola. Por que? Comodismo? Penso que sim. 
É mais cômodo dar a um filho tudo o que ele quer, ainda que isso me custe trabalhar 25h por dia, "porque eu não tive isso quando era criança; meu pai não podia me dar e quero que com meu filho seja diferente" -  isso tem um preço! 
As gerações estão tão diferentes e não notamos onde está o elo perdido... tudo é o amor.
Como disse um amigo, falta amorosidade nas relações e isso me faz pensar e ver que de fato é o que falta; Amar é impor limites sim, é dizer não também. A dor constrói! A dor nos prepara para momentos piores que a vida pode nos oferecer.. nem tudo são flores... acredite! E nem por isso deixa de ser maravilhoso, deixa de ser dadivoso...
Bem, voltando... se a educação passou a ser de responsabvilidade da escola, como limitar crianças e adolescentes - principalmente - que não se preocupam em aprender? Preocupam-se em ocupar-se de coisas vazias. De encher a mente de maneira superficial e fútil.
E a função de ensinar a aprender? Um aluno precisa, essencialmente, aprender a aprender. Não basta ser um depósito de conhecimento, deve aprender a buscar além, a ir fundo, a deixar o imediatismo moderno de lado e buscar conhecer. 
Difícil, né?! Acho que o comodismo vem mais a calhar, se considerarmos pessoas que têm preguiça de pensar, de tomar decisões e emitir opiniões... Mas que bom, ainda há uma luzinha... "Tudo muda, quando a gente muda."

By Lô Piô
Resende, 13 de maio de 2011.