sábado, 28 de maio de 2011

“Ao registrar três ecologias – a do meio ambiente, a das relações sociais e a da subjetividade humana – Guattari manifesta sua indignação perante um mundo que se deteriora lentamente.” (www.scribd.com)

Hoje já existem estudos científicos sobre a Teoria do Sistema Vivo. Nesta teoria, valoriza-se a relação dos seres com a natureza e o universo, onde o ser humano não é o centro, ele reconhece que o universo não foi feito para si e como numa teia tudo está ligado e dependente um do outro. 
A questão é que nos achamos os seres mais importantes, brigamos entre nós e destruímos a natureza, da qual nós e todo o restante do sistema depende. Comparada a uma melodia, somos como os acordes que juntos dão a beleza ao som e em ritmo, coordenação e envolvimento, desconsiderando a mecanização de todo sistema, formam a música, o som.... o universo....
O sistema atual é perverso e não pensa em prevenir, em atuar na essência, ele age - quando age e da forma mais conveniente ao capitalismo possível - consertando o que já fora estragado.
Hoje na pós estávamos conversando sobre os políticos e a educação. Em Resende foi implantada uma indústria de aço há pouco tempo. Claro que houveram muitas discussões que precederam sua instalação, mas o fato é que em nenhum momento o sistema analisou os "por vir" da situação.
Com a instalação desta empresa, no início, principalmente, vieram muitas pessoas de outras cidades que iam e vinham periodicamente conforme suas folgas.
Estas pessoas de culturas diferentes, distantes de suas famílias, muitas com pouca instrução, acabavam criando problemas na cidade, aconteceram casos de brigas e até mortes entre estas pessoas, nos locais onde se alojavam. O fato é que Resende já não é uma cidade tão pequena e não vieram tanta mão de obra externa, mas caso tivesse vindo, em nenhum momento foi discutida a possibilidade de junto à secretaria de educação e demais secretarias, a possibilidade de trabalhar transversalmente com as famílias, os professores e depois os alunos esta mudança, que certamente acarretou impactos no município e vai continuar acarretando, e infelizmente, nem sempre estes impactos são positivos.
A professora citou o caso de Macaé, e muito pior e muito além do que podemos ver daqui de longe, o caso é sério e irrompeu as barreiras da educação formal, precisando de direcionamento e apoio para as demais questões de educação da vida.

By Lô Piô