sábado, 28 de maio de 2011

Estive pensando sobre a questão política, assisti hoje na Globo News o programa Painel falando sobre partidos políticos. O fato é que estes partidos e seus políticos têm como natureza e essência ganhar eleições. Como dito abaixo, não há preocupação com um contexto de uma comunidade, como no caso da implantação de uma nova indústria. A briga entre eles é a quem pertence o mérito pela sua implantação, pela geração de empregos, pelo crescimento econômico do município e nada mais.
Isso me remeteu a uma história que ouvi há um tempo, O Sábio e o Escorpião:
“Um sábio do Oriente viu quando um escorpião estava se afogando e decidiu tirá-lo da água, mas quando o fez, o escorpião o picou. Pela reação de dor, o mestre o soltou e o animal caiu de novo na água e estava se afogando de novo. O sábio tentou tirá-lo de novo, e novamente o animal o picou. Alguém que estava observando se aproximou do mestre e lhe disse:
- Desculpe-me, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-lo da água ele irá picá-lo?
O sábio respondeu: “A natureza do escorpião é picar e isto não vai mudar a minha, que é ajudar”. Então, com a ajuda de uma folha o sábio tirou o escorpião da água e salvou sua vida." 
Como 2 mais 2 são 4, é fato que esta história vem bem a calhar.
Ser professor hoje permeia não apenas depositar nos alunos o conhecimento, mas buscar mais.
A natureza do político e seus partidos é vencer eleições, mas isso não pode fazer com que a nossa, que deve ser de preocupar-se com o conjunto, preocupar-se com a educação e formação dos nossos, e ir além: lutar pelos mais abastados e por direitos iguais a todos.
O meio ambiente é um direito de todos, mesmo dos que ainda estão por vir, e lutar por ele significa mais que dizer que se preocupa, significa mudar suas atitudes e por que não começar agora mesmo?

By Lô Piô